quarta-feira, 29 de junho de 2011

DESAFIO PARA QUALQUER SÉRIE

Desafio de lógica para ajudar a colocar a cabeça para funcionar de vez em quando... quem conseguir, poste sua solução... divirta-se!!

“Naquele domingo, o Evangelho tinha sido sobre o milagre da multiplicação dos pães. A seguir à missa, o padre João e o sacristão Pedro decidem fazer a sua caminhada diária. Durante o percurso eles cruzam-se com três pessoas. Para testar o conhecimento do padre sobre os seus paroquianos, o sacristão pergunta-lhe quais as suas idades, e o padre responde:
- A multiplicação das três idades dá 2450, e a soma dá precisamente o dobro da sua idade, Pedro.
Na caminhada do dia seguinte, o sacristão confessa ao padre que não tinha conseguido descobrir as idades, e pede-lhe mais alguma informação. O padre anui:
- Bem, posso dizer-lhe que sou mais velho do que qualquer um daqueles três fregueses.
O sacristão responde:
- Ah, agora sim, já sei as idades deles!”
Consegues descobrir quais são as idades dos três paroquianos, a idade do sacristão e a idade do padre?

sábado, 25 de junho de 2011

VANTAGEM MECÂNICA COM O 1º ANO

A Polia é uma roda de material rígido utilizada para tranferir movimento. Temos dois tipos de polia: a fixa e a móvel.

A Polia Fixa não possui vantagem mecânica pelo fato da força necessária para elevar o objeto ser a mesma do peso do objeto, logo o trabalho realizado seria o mesmo.

Já para cada Polia Móvel - que sempre haverá também uma fixa - utilizaremos a metade do peso do objeto como força necessária para elevá-lo.

O experimento teve como objetivo verificar as afirmações acima. Para a medição do peso do objeto e da força necessária para erguê-lo, utilizamos um dinamômetro.




quinta-feira, 23 de junho de 2011

CHOQUE TÉRMICO COM O 9º ANO

Sabemos que há choque térmico quando ocorre uma mudança brusca de temperatura.

O Choque Térmico pode agredir nossa saúde e pode até levar à morte. Isso ocorre quando saímos de um ambiente quente e entramos em um ambiente frio, por exemplo, ao sair de um banho quente e ir ao quarto com condicionador de ar ligado. As consequências variam muito de pessoa para pessoa. Na Copa de 1998 o Ronaldo "Fenômeno" teve uma convulsão devido a um choque térmico, já há pessoas que simplesmente tem uma dor de cabeça.

Mas o Choque Térmico pode ser benéfico a nossa saúde, que por sinal é muito usado em tratamentos ortopédicos e fisioterápicos. Utilizando inicialmente água gelada, e em seguida, a água quente.






terça-feira, 21 de junho de 2011

TEMPO DE REAÇÃO COM O 9º ANO

Será que você foi rápido, lento ou normal?

Utilizando o movimento de queda livre de uma régua, testamos o reflexo dos alunos ao segurarem a régua que foi abandonada.

O tempo de reação é muito importante em nossas vidas por ser protagonistas em nossa velocidade de tomar decisões, seja na direção do carro, em um jogo de futebol ou até mesmo em uma queda que levamos.





ENCONTRO ENTRE ESFERA METÁLICA E UMA BOLHA DE AR COM O 1º ANO

Trabalhamos o movimento uniforme de dois corpos, uma esfera metálica e uma bolha de ar, imersos em um líquido.

Estudamos, separadamente, os dois corpos, a fim de coletar dados em sua trajetória para escrever a equação horária de cada.

Pudemos perceber que a esfera realiza um movimento progressivo e a bolha de ar um movimento retrógrado. Como realizam movimentos opostos, calculamos o ponto e o tempo de encontro "imaginário" entre elas. Para comprovação, fizemos o movimento de ambas, ao mesmo tempo, e cronometramos com o celular o tempo real do encontro. O tempo imaginário e real deverão ter valores bem próximos.






CONVECÇÃO E IRRADIAÇÃO COM O 2º ANO

A convecção é um meio de transmissão de calor que se dá em líquidos e gases. Quando uma massa de fluido (líquidos ou gases) é aquecida, suas moléculas se agitam e se afastam, tornando-as menos densas e que provoca um movimeto vertical para cima (Empuxo), trocando de lugar com a parte do fluido fria. O fluido ainda frio se torna mais denso que a anteriormente aquecida, movendo-se então para baixo.

Podemos constatar isso em nosso cotidiano, por exemplo, condicionadores de ar, exaustores e no freezer da geladeira.

Em nosso experimento, os alunos puderam perceber como se dá esse movimento das moléculas aquecidas de ar.












Na segunda parte do experimento trabalhamos com a Irradiação, processo de transmissão de calor que não necessita de um meio material para se propagar.

Foi notável a tamanha diferença na absorção de calor entre um corpo claro e outro escuro, em apenas 5 minutos de irradiação.


MOVIMENTO DE UMA ESFERA COM O 9º ANO

Primeiro experimento, de fato, que os 9ºs anos realizaram envolvendo conceitos físicos.

Estudamos o movimento de uma esfera metálica imersa em um fluido ao longo de uma trajetória retilínia.

Os alunos calcularam a velocidade da esfera em quatro pontos da trajetória e puderam observar que sua velocidade se mantém, praticamente, constante.


segunda-feira, 20 de junho de 2011

TRABALHO E ENERGIA MECÂNICA NUMA MOLA HELICOIDAL COM O 1° ANO

O termo ENERGIA é muito utilizado em nosso dia-a-dia.
A ENERGIA está diretamente relacionada ao TRABALHO. Se um sistema possui energia, ele é capaz de realizar TRABALHO.Por isso, ambos têm mesma unidade de medidada, o Joule.

A Energia utilizada no experimento foi a elástica - que é uma forma de Energia Mecânica armazenada em corpos que sofrem deformação e têm o poder de voltar ao seu estado natural, por exemplo a mola.

Usamos 1 mola helicoidal com 4 pesos acoplapos a ela, a fim de fazer marcações de sua deformação.

Os alunos fizeram o gráfico da Força X Deformação, permitindo realizar o cálculo do Trabalho através da área da figura formado pelo gráfico.

Foi possível observar que há um armazenamento de energia ao inserir os pesos na mola.



CÂMARA ESCURA COM O 2° ANO

Em Março, iniciamos as aulas no Laboratório de Física com os segundos anos, com o experimento "Câmara Escura".
Quando um objeto iluminado ou luminoso é colocado à frente da câmara, forma-se na parede oposta ao orifício uma imagem invertida parecida com o o objeto.
O mesmo ocorre no nosso olho, onde o orífio central é a pupila. A luz ao penetrar pela pupila, chega à região oposta que é a retina, onde a imagem é formada, e assim como a câmara escura, esta imagem é invertida.
Utilizamos materiais de baixo custo, como lata de leite em pó, vela, papel vegetal e régua.
O experimento teve como objetivo a comprovação da inversão da imagem e realizar o cálculo do aumento da mesma.